terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Homens do gás

Hoje é dia de "mudança da instalação do gás" , é o que se lê nos comunicados espalhados pelo prédio e pelos elevadores. Até aí, tudo bem.
Chato é ter de ficar em casa à espera que se lembrem que os meus tubos também precisam de uma atenção.
Começaram pelo último andar. Ouço-os nas escadas, aos berros, ouço o bater do material no corrimão e o som estridente de uma máquina e dos assobios que ecoam em cada buraco.
Depois do almoço, ouço o som da campainha. Abro. Dou de caras com quatro homens. Assusto-me, confesso. Respiro de alívio, afinal não são todos para mim.
Entram dois. Passeiam-se entre o hall de entrada, a cozinha e o corredor. Permaneço na sala com a cara enfiada em papéis e artigos de revista.
Levanto o olhar, de repente. Não sei porquê, mas qualquer coisa me chamou à atenção. Talvez o jeito simpático de um deles.
De repente, lembro-me também de uma amiga que ficava doida com os homens do gás. Não podiam, sequer, levar-lhe a velha botija a casa. Passava-se e, dificilmente, se controlava.
Tivesse o aspecto que tivesse, bastava trazer uma botija de gás e ela subia paredes. Só um doce a conseguia acalmar. Nunca percebi aquela metamorfose.
Continuo sem perceber.

10 comentários:

ladybird disse...

Eram 4 homens!! Como as bolas!! :)
Já agora...precisas mmo q te arranjem a canalização?!?! :P

PontoGi disse...

Oh Lady, de vez em quando, é preciso lubrificar!
bjo

El Salib disse...

Boa noite, para começar.

Eu não me quero estar a meter em conversas alheias, mas tenho um amigo meu que já trabalhou como homem do gás e isso é mesmo verdade. Não percebo...

Acho que vou para picheleiro!

S. G. disse...

espalha brasas...

:)

ladybird disse...

Picheleiro não é o mmo que homem do gás!!! Faltar-te-ia a bilha!!! :P

PontoGi disse...

Oh Lady,

Pelos vistos, o que interessa é a ferramenta
:-)

Audren disse...

Confesso que ainda nem tinha visto o homem do gás, e só de saber que ele tava pelas redondezas já me pos doida! Especialmente quando fui tomar banho e a água saia gelada :S
Parece que o homem do gás nem sempre serve para por o pessoal "on fire".. comigo funcionou ao contrário!

El Salib disse...

Isto está a tornar-se violento...

E misterioso...

Quer-me parecer que Braga é uma cidade pequena.

Anônimo disse...

cheguei...demorei mas tou aki!!Pois foi, ontem foi mudança de g´s aki em casa.Dizes k xato é ficar em casa à espera?xato é ficar até as 23 sem comer, sem água quente...ixo sim é xato!!mas após a tua partida também eu fiquei regalada com os senhores do gás...eram logo 5, um de olhos verdes;)fecharam-se na cozinha a fazer os testes do gás, enquanto que eu, a relaxar no meu sofá, sonhava que me estavam a preparar um manjar dos deuses, em que eu era a Cleópatra!!Mas fui interrompida subitamente....outro homem (pelos vistos 5 nao xegavam...fico sem perceber pra k 5 mas...)aparece aos berros, com um ar rude!!enfim, depois de uma tarde interminável em casa, o sofrimento acabou às 23:11!Voltou tudo ao normal....ao menos ixo.

ladybird disse...

hummmm....

be aware... ihihih